QUEM SOMOS

O Observatório Transparência STP é uma iniciativa da sociedade civil que integra entidades e cidadãos interessados em contribuir para maior transparência das acções públicas e participação social, através da elaboração de conteúdos técnicos, a partir dos dados, informações e análises, referentes às comunicações e acções no âmbito do actual contexto pandémico.

O Observatório Transparência STP propõe-se apresentar as suas comunicações, dados e análises de forma clara e de fácil compreensão para o acesso do maior número possível de cidadãos.

OBJECTIVOS

1. Acompanhar as acções tomadas pelas entidades públicas e outras instituições que participam na gestão dos activos e bens públicos, com vista a mais transparência e melhor aplicação dos recursos.
2. Informar com rigor e responsabilidade sobre factos e matérias de interesse para a colectividade.
3. Promover a divulgação da verdade e participar no combate às fake news e outras formas de desinformação, através da análise e confirmação das informações junto a fontes credíveis.
4. Congregar, localmente, representantes da sociedade civil organizada, e profissionais liberais de todas as categorias, dispostos a contribuir para a boa gestão dos recursos públicos, servindo a seu grupo profissional e à sociedade em geral.
5. Actuar nas mais diversas áreas e actividades consideradas adequadas e pertinentes ao cumprimento da sua missão e à promoção da transparência e da boa governação.